HOME // DEFESAS

DISSERTAÇÃO PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: Técnica Operatória e Cirurgia Experimental

BIANCA D´ELIA MATZKE E-mail: biamatzke@ig.com.br

"AVALIAÇÃO DO USO DE BACTÉRIAS PROBIÓTICAS NA PANCRETITE AGUDA INDUZIDA EM RATOS"
Orientador: Prof. Dr. Ruy Garcia Marques

TESE

RESUMO
A pancreatite aguda apresenta alta taxa de morbimortalidade, notadamente quando associada a infecção da necrose pancreática. O mecanismo exato para esta ocorrência ainda não foi totalmente elucidado, mas, possivelmente, é oriunda da translocação bacteriana decorrente da disfunção da barreira intestinal. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação dietética com bactérias probióticas (BP) na resposta a pancreatite aguda (PA) induzida em ratos pela inoculação de taurocolato de sódio a 5% no ducto biliopancreático. Cinqüenta ratos Sprague-Dawley foram aleatoriamente distribuídos em cinco grupos: 1 – operação simulada, com manipulação de órgãos intra-abdominais; 2 – indução de PA, sem suplementação de BP; 3 – suplementação dietética com BP, seguida por indução de PA; 4 – indução de PA, seguida por suplementação dietética com BP; e 5 – suplementação dietética com BP, antes e após a indução de PA. A suplementação de BP se deu pela administração por via intragástrica de 4 x 109 unidades formadoras de colônias (UFC), divididas em duas etapas por dia. Foram coletadas amostras sangüíneas para análise das concentrações séricas de amilase, lipase, glicose e cálcio, além de contagem leucocitária, imediatamente antes do procedimento, e após 24 e 48 horas. Após a morte dos animais, seguiu-se nova laparotomia para retirada de amostras de líquido peritoneal, linfonodo ileal, pâncreas, baço e fígado, para análise microbiológica e histopatológica. Na comparação simultânea entre os cinco grupos, foram observadas diferenças significativas para contagem leucocitária, na hora 24, e para amilasemia e lipasemia, nas horas 24 e 48 após a indução da PA. Considerando-se somente os grupos de animais em que ocorreu a indução de PA (grupos 2, 3, 4 e 5), não se observou diferença para quaisquer dos parâmetros avaliados. No que concerne à colonização bacteriana dos órgãos, entre estes mesmos quatro grupos, também não se observou diferença. Quando considerados apenas os grupos de animais que receberam BP (grupos 3, 4 e 5), observou-se maior ocorrência de contaminação do linfonodo ileal e de hemorragia pancreática, em comparação aos demais grupos. Nossos resultados sugerem que a suplementação dietética com esta combinação de cepas de BP em animais submetidos a indução de PA não modifica o perfil dos marcadores bioquímicos avaliados e da contagem leucocitária, mas aumenta o índice de translocação bacteriana para o linfonodo ileal e a ocorrência de hemorragia pancreática. Palavras Chave: Pancreatite, Suplementos dietéticos. alimentos funcionais, translocação bacteriana, rato como animal de laboratório

AVALIADOR PRÉVIO:

Juan Miguel Renteria
Titulação: Doutor em Medicina - Área Cirurgia Geral - Setor Abdominal -UFRJ/2006

BANCA

Presidente: Francisco J.B. Sampaio

Membros Titulares:

- Arnaldo Feitosa Braga de Andrade - Doutorado em Medicina UFRJ - 1988 // UERJ
- Paulo de Assis Melo -
Doutorado em Medicina UFRJ - 1992 // UFRJ
- Maria Cristina Araújo Maya -
Doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) - 2000 - UFRJ / Dept. Cirurgia Geral – FCM - UERJ

Membros Suplentes:

- Egberto Gaspar de Moura - Doutor em Ciências – UFRJ/ 1991