HOME // DEFESAS

 

Data: 12/01/2011
Local: Auditório da Jayme Landmann
Horário - 15 h

DISSERTAÇÃO PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: Sistema Urogenital

JOÃO PEDRO GAIO MEIRELES ROSADO

"ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS DA MATRIZ EXTRACELULAR DO PREPÚCIO HUMANO CAUSADO PELO TABAGISMO CRÔNICO PODEM EXPLICAR ALTOS ÍNDICES DE FALHA NA RECONSTRUÇÃO URETRAL EM TABAGISTAS"
Orientador: Prof. Dr. Francisco José Barcellos Sampaio e Coorientador: Prof. Dr. André Guilherme Lagreca da Costa Cavalcanti

DISSERTAÇÃO

RESUMO

Objetivos: Os autores têm como objetivo, investigar a matriz extracelular, musculatura lisa e densidade vascular do prepúcio de pacientes tabagistas. Materiais e Métodos: Espécimes de prepúcio foram obtidas de 20 jovens adultos (média de idade= 27.2) submetidos a prostectomia. Dentre os pacientes analisados, um grupo (n=10) possui história prévia de tabagismo (3 to 13 maços/ano, média = 5.8 ± 3.2), e outro grupo (n=10) formam o grupo controle, não fumantes. A coloração de Tricrômico Masson foi utilizada para quantificar tecido conectivo, musculatura lisa e vasos. A coloração Resorcina-fucsina de Weigert foi utilizada para estabelecer as fibras do sistema elástico e a coloração, Vermelho de Picrosirius para o estudo do colágeno. O estudo estereológico foi realizado utilizando o software Image J, para determinar as densidades volumétricas. Para a análise bioquímica o colágeno total foi determinado em µg of hidroxiprolina por MG de tecido seco. O estudo estatístico foi realizado lançando mão do t-teste (p<0.05). Resultado: Fibras do sistema elástico de fumantes apresentaram-se aumentadas em 42.5% quando comparado ao grupo controle (p = 0.002). Em contraste, musculatura lisa (p=0.42) e densidade vascular (p=0.16) não mostraram nenhuma diferença estatística. Foi realizado uma análise quantitativa utilizando Vermelho de Picrosirius sob luz polarizada, que evidenciou a presença de colágeno tipo I e III, sem diferença estatisticamente significativa. A concentração total do colágeno não mostrou diferença entre tabagistas e o grupo controle. (73.1µg/mg ± 8.0 vs. 69.2µg/mg ± 5.9, respectivamente, p=0.23). Conclusão: Tabagismo está associado a um significante aumento de fibras do sistema elástico do tecido prepucial. Estes resultados podem, possivelmente, explicar os altos índices de falha na uretroplastia peniana, com uso de flap de prepúcio em fumantes.
Palavras-Chave: uretroplastia peniana, prepúcio, fibras do sistema elástico.

AVALIADOR PRÉVIO:

Profa. Dra. Cristiane da Fonte Ramos

BANCA

Presidente: Prof. Dr. Francisco José Barcellos Sampaio

Membros Titulares:

Prof. Dr. Waldemar Silva Costa
Prof. Dr. Luciano Alves Favorito
Prof. Dr. André Guilherme Lagreca da Costa Cavalcanti

Membros Suplentes:

Prof. Dr. Marcio Antônio Babinski
Prof. Dr. Bianca Martins Gregório