HOME

Data: 24/02/2016
Local: Anf. 401 – 4º andar – Centro Biomédico - PAPC

Horário - 16 h

DEFESA PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: Sistema Urogenital

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE ESTRUTURAL E ULTRA-ESTRUTURAL DO TESTÍCULO NORMAL E PATOLÓGICO, E DO GUBERNÁCULO EM ADULTOS, FETOS E ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO

FABIO BERNARDO OLIVEIRA DA SILVA

e-mail: fbos@globo.com

" Estudo estrutural do testículo em fetos com síndrome de Prune Belly e da migração testicular durante o segundo trimestre gestacional"
Orientador: Prof. Dr. Luciano Alves Favorito

RESUMO

Introdução e Objetivos: Os relatos da estrutura testicular na síndrome de Prune Belly (PBS) são raros. O objetivo do presente trabalho é analisar as estruturas do testículo (túnica albugínea, interstício e túbulos seminíferos) em fetos portadores de síndrome de Prune Belly quando comparados com fetos normais. Além disso, foi estudado também a migração dos testículos durante o segundo trimestre de gestação, para confirmar se uma migração verdadeira acontece, correlacionando a posição testicular com parâmetros fetais e analisando a sua posição relativamente ao anel inguinal interno.Método: Foram estudados 10 fetos humanos em bom estado de conservação (7 fetos sem anomalia aparente, 3 fetos com síndrome de Prune Belly). Médias foram estatisticamente comparadas usando o Teste T não-pareado (p<0.05). Com relação a migração testicular, foram estudados 29 fetos entre 13 e 23 semanas de gestação. A idade gestacional foi calculada através do comprimento do maior pé. Com a ajuda de um paquímetro, a distância entre o pólo inferior do rim e a extremidade superior do testículo (DK-T) foi medida para mostrar a posição dos testículos. Foi indicada também a posição dos testículos relativa ao anel inguinal interno. Médias foram estatisticamente comparadas usando regressão linear simples e o teste T não-pareado. Resultados: não foram observadas diferenças estatisticamente significantes quando comparados os testículos de fetos com síndrome de Prune Belly e fetos sem alterações com relação a quantidade de túbulos seminíferos e seus diâmetros. Porém, houve diferença estatística significativa com relação ao número total de células de Leydig (p<0,0002). No grupo do estudo da migração testicular, os 58 testículos estudados apresentavam posição intra-abdominal. A DK-T do lado direito mediu entre 0.17 e 1.82cm (média=0.79cm) e do lado esquerdo entre 0.12 e 1.84cm (média=0.87cm), sem diferença estatística (p=0.0557). A análise de regressão linear indicou que a DK-T em ambos os lados se corresponde significativamente e positivamente com a idade fetal. Todos os fetos com mais de 20 semanas pós-concepção (WPC), pesando mais de 350g e com comprimento vértice-cóccix (CRL) maior que 22cm tiveram uma distância maior que a DK-T média. Foi observado que todos os 58 testículos encontravam-se adjacentes ao anel inguinal interno. Conclusão: Os testículos de fetos portadores de síndrome de Prune Belly não apresentam alterações na quantidade e diâmetro dos túbulos seminíferos. No entanto há diferença na quantidade de células de Leydig. Com relação a migração testicular, os testículos permaneceram adjacentes ao anel inguinal interno durante o período estudados, indicando que não há uma descida transabdominal durante o segundo trimestre gestacional.

Palavras-chaves: Prune Belly, Testículos, Migração, Fetos

AVALIADOR PRÉVIO:

Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)

BANCA

Presidente: Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)

Membros Titulares

Dr. Waldemar Silva Costa (UERJ)
Dr. Atila Rondon (UERJ)
Dr. Valter Javaroni - (Hospital Geral de Bonsucesso - RJ)

Membros Suplentes

Dra. Carla Braga Mano Gallo (UERJ)
Dr. Marcelo Abidu Figueiredo (UFRRJ)

HOME