HOME

Data: 31/01/2018
Local: Auditório 477, 4º andar - Hospital Universitário Pedro Ernesto
- HUPE
Horário - 16 h

DEFESA PG-FISIOCIRURGIA - MESTRADO

Área de Concentração: SISTEMA UROGENITAL

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE ESTRUTURAL, ULTRA-ESTRUTURAL E MOLECULAR DA PRÓSTATA NORMAL E COM HIPERPLASIA BENIGNA, E NO CÂNCER DE PRÓSTATA EM HUMANOS E ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO

EDILAINE FARIAS ALVES

e-mail: laine.allves@gmail.com

" ANÁLISE HISTOLÓGICA E QUANTITATIVA DOS COMPONENTES ACINARES E ESTROMAIS DAS ZONAS DA PRÓSTATA HUMANA NORMAL"
Orientador: Dra. Carla Braga Mano Gallo e Coorientador: Prof. Dr. Waldemar Silva Costa

Bolsa: CAPES / FAPERJ Nota 10

Dissertação

RESUMO

Introdução. McNeal dividiu a próstata humana em 3 grandes zonas anatômicas: zona periférica (ZP), zona central (ZC) e zona de transição (ZT). Cada uma destas zonas seria diferente biológica e histologicamente. A zona periférica e a zona de transição apresentam um significado clínico e estão associadas ao câncer de próstata e a hiperplasia prostática benigna, respectivamente. Objetivos. Caracterizar, qualitativa e quantitativamente, os componentes que constituem as zonas da próstata. Material e métodos. Foram analisadas 19 amostras de cada uma das zonas da próstata obtidas de necrópsias de jovens com idade entre 18 e 32 anos e com sistema urogenital íntegro. As amostras foram fixadas em formalina tamponada 4%, e processadas para inclusão em parafina. De cada amostra foram feitos cortes de cinco micrômetros de espessura. Os cortes foram corados por técnicas histoquímicas e imuno-histoquímicas para identificação dos componentes acinares e estromais de cada zona. Foram feitas fotomicrografias para as análises morfométricas realizadas com o software ImageJ utilizando-se uma técnica computacional baseada na segmentação de cores. Os dados foram analisados por one-way ANOVA e pós-teste de Bonferroni, considerando p<0,05 como estatisticamente significativo, utilizando o software GraphPad Prism 6. Resultados. As fibras colágenas apresentaram-se em maior número na ZT (+40,26%; p=0,0230) quando comparada com a ZP. As fibras musculares também apresentaram-se em maior número na ZT (+47,05%; p=0,0120) quando comparada com a ZP. As fibras do sistema elástico apresentaram diferença estatística na ZT quando comparada com a ZP (+84,61%; p=0,0012) e quando comparada com a ZC (+61,66%; p=0,0074). Os nervos apresentaram diferença estatística na ZC (- 42,86%; p=0,0107) quando comparada com a ZP. A altura do epitélio apresentou-se menor na ZT quando comparada com a ZP (-30,17%; p=0,0034) e quando comparada a ZC (-25,01%; p=0,0330). Conclusão. Nossos dados quantitativos sobre os diferentes elementos que constituem o estroma prostático normal nos permitiram mostrar as diferenças entre as zonas prostáticas. Este estudo estabeleceu padrões para parâmetros normais e pode ser usado em comparações posteriores na análise histopatológica.

Palavras-chaves: Próstata normal. Histologia. Componentes acinares. Componentes estromais. Zonas da próstata. Histomorfometria. Imuno-histoquímica.

AVALIADOR PRÉVIO:

Dr. Luciano Alves Favorito (UERJ)

BANCA

Presidente: Dr. Francisco José Barcellos Sampaio (UERJ)

Membros Titulares:

Dr. Francisco José Barcellos Sampaio - UERJ
Dr. Luciano Alves Favorito - UERJ
Dr. Marcelo Abidu Figueiredo - UFRRJ

Membros Suplentes:

Dr. Marco Aurélio Rodrigues da Fonseca Passos - UERJ

HOME